CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO
Perguntas frequentes
Porque não posso ver os preços dos produtos na App antes de fazer a encomenda?
Não pode ver os preços, porque estes podem variar de acordo com a zona da morada onde pretende a entrega. Assim, na App, só pode consultar os preços após ter colocado a sua morada de entrega.
Por que razão, quando faço uma encomenda de uma garrafa Rubis Gás, me aparece um valor a pagar de caução?
As garrafas de gás são propriedade dos diversos operadores no mercado e estes disponibilizam as garrafas para utilização dos seus clientes, mediante o pagamento de uma caução. Esta caução ser-lhe-á devolvida quando devolver a garrafa e apresentar o documento de caucionamento que lhe foi entregue quando caucionou a garrafa.
Se ao comprar uma garrafa de gás na App, tiver uma garrafa vazia para devolver, da mesma tipologia ou outra, deverá indicar:
- No campo “garrafa a devolver” a quantidade de garrafas a devolver, neste caso, uma garrafa;
- No campo marca/produto a tipologia de garrafa que está a devolver (o mesmo tipo de garrafa ou outra garrafa de aço ou leve);
Ao indicar-nos estes dados podemos calcular, com base no tipo de garrafa que vai devolver e na que vai receber, se haverá lugar, ou não, à prestação de um valor de caução.
Fiz encomenda de uma garrafa Light de 12 kg e indiquei que tenho uma garrafa vazia para devolver. Mesmo assim, estão a cobrar-me caução. Porquê?
A caução de uma garrafa Light é de 30 €. Se tiver indicado a devolução de uma garrafa de aço, cuja caução é de 15 €, então ser-lhe-á cobrada a diferença. Isto é, 15 € (30 € - 15 €).
Como selecionar outra morada quando estou a fazer uma encomenda?
No campo "Morada de entrega", clicar na seta para aceder à lista das moradas que tem registadas. Selecione a que pretende.
Quero cancelar/reagendar uma encomenda e não consigo.
No caso das garrafas de gás, só pode cancelar ou reagendar encomendas que ainda não se encontrem no estado “Em Distribuição”. Se a sua encomenda se encontra no estado “Em Distribuição”, já não é possível cancelar.
Se a sua encomenda ainda não se encontra “Em Distribuição”, pode cancelá-la. Aceda ao menu “As Minhas Encomendas” e selecione a encomenda que se encontra em estado “Pendente”. A partir daqui, pode cancelar ou reagendar a encomenda clicando num dos botões correspondentes.
Se não conseguir cancelar a encomenda na App, deverá contactar a Spelta para o número 291 923 222.
Se cancelar uma encomenda que já paguei, recebo o meu dinheiro de volta?
Sim. Se já tiver efetuado o pagamento, o mesmo ser-lhe-á devolvido através do método de pagamento utilizado no pagamento. Caso não seja possível a devolução automática através do método de pagamento utilizado, o pagamento será devolvido diretamente pela Spelta.
A encomenda não chegou no prazo agendado.
A Spelta desenvolve todos os esforços para entregar as encomendas nas datas e períodos selecionados pelo Cliente Final.
Se não for possível entregar a sua encomenda na data e no período de entrega definidos, vai receber uma notificação via App a dizer que foi feita uma tentativa de entrega com insucesso e, posteriormente, será contactado pela Spelta para proceder ao reagendamento da mesma.
Se a entrega não for feita por motivos alheios ao distribuidor (ex. cliente não está em casa) então deverá ter recebido na App uma notificação a dizer que foi feita uma tentativa de entrega e o processo fica fechado. Neste caso, o cliente deverá proceder a nova encomenda.
A minha encomenda não foi confirmada no prazo de 30 minutos.
Deverá contactar diretamente a Spelta ou a linha de apoio ao cliente.
Fiz uma encomenda e não tenho resposta.
Recebeu a mensagem de encomenda registada com sucesso?
- Se sim, a encomenda está em estado “Pendente” e, em breve, vai ser confirmada pela Spelta.
- Se não, voltar a entrar na aplicação, aceder ao menu "Minhas encomendas" e verificar se a sua encomenda se encontra visível e o estado em que se encontra: “Pendente” significa que a Spelta ainda não confirmou a entrega. “Confirmado" significa que a Spelta já confirmou a entrega do seu pedido.
- Se não aparecer na lista das suas encomendas, deverá efetuar um novo pedido.
Qual é o horário de entrega da Spelta?
De segunda a sábado, das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30.
Tenho uma garrafa de outra marca para devolver. Como faço?
Quando estiver a fazer o seu pedido, indique em "produtos e devoluções" o número de garrafas a devolver, e o tipo de garrafa em “marca/produto".
As garrafas de gás, de qualquer marca, são designadas por “Leves” (com uma embalagem de plástico) ou de “Aço”. Basta selecionar uma destas opções.
Posso devolver uma garrafa de gás?
Sim. Pode devolver uma garrafa de gás desde que não tenha iniciado o seu consumo e o selo não tenha sido violado, no prazo máximo de 14 dias. A devolução deverá ser feita pelo cliente no estabelecimento da Spelta a expensas suas. Verificadas as condições, a Spelta devolverá, ao cliente, o valor pago pelo produto.
Como posso efetuar o pagamento das garrafas de gás?
Os métodos de pagamento disponibilizados na App Spelta são:
- Pagamentos online: via referência multibanco, MB Way ou cartão bancário.
- Pagamentos contraentrega: nesta opção de pagamento, no ato da entrega da garrafa, o cliente poderá pagar em numerário ou via multibanco.
O que são os cartões ACP?
O cartão de sócio ACP é um cartão atribuído pelo Automóvel Clube de Portugal que lhe permite usufruir de descontos junto dos parceiros ACP. Se tem um cartão de sócio ACP pode obter descontos na compra de gás em garrafas Rubis Gás na loja, ao domicílio ou na App Spelta.
Como posso ter descontos na App com o meu cartão ACP?
Para obter descontos na compra de gás em garrafas Rubis Gás tem de começar por configurar o seu cartão ACP na área Parcerias e Descontos da App Spelta através do menu lateral da aplicação.
Quantos cartões posso adicionar ao meu perfil?
Só é possível adicionar um cartão por utilizador e por compra.
É possível vários utilizadores terem, em simultâneo, o mesmo cartão ACP associado na APP?
Não é possível associar o mesmo cartão ACP a mais do que um utilizador.
É seguro adicionar o meu cartão ACP à App Spelta?
Sim, é seguro. A Rubis Gás estabeleceu um acordo de parceria com o ACP e todas as comunicações referentes à aplicação estão protegidas através de SSL, um certificado digital que autentica a identidade de um site e permite uma conexão criptografada.
O que devo fazer se perder o cartão ACP ou se me furtarem o telemóvel?
Deve contactar o ACP através do seguinte n.º 215 915 915 (24H / 365 dias por ano - custo de chamada para a rede fixa nacional), para saber como deve proceder.
Após adicionar o cartão ACP como posso usufruir do desconto?
Depois de configurar o cartão, deve prosseguir para a compra e o desconto é automaticamente atribuído na página do pedido, após validação em sistema. Se não quiser usufruir do desconto basta desativar esta opção junto do pedido.
A oferta ACP é acumulável com outras campanhas em vigor?
A oferta não é acumulável com outras ofertas que possam estar em vigor. Caso exista mais do que um desconto disponível na App, prevalece o desconto de maior valor. Contudo, pode optar por selecionar o desconto que pretende usufruir.
Que descontos posso obter com o cartão ACP?
O sócio ACP dispõe de 4 descontos mensais. 2 descontos de 1 € nas garrafas de 12 e 13 kg e 2 descontos de 4 € nas garrafas de 45 kg.
Como ativar o apoio Gás Solidário?
Os beneficiários, que atualmente têm direito à tarifa social de fornecimento de energia elétrica, deverão dirigir-se à Spelta e apresentar os seguintes documentos: cartão do cidadão e última fatura de energia elétrica com tarifa social atualizada.
Como usufruir do apoio Gás Solidário numa compra efetuada na App?
Os clientes que já tenham formalizado o pedido de enquadramento de Gás Solidário junto da Spelta podem realizar as suas encomendas na App, e colocar o promocode GASSOLIDARIO no campo “Descontos e Parcerias” no checkout da encomenda.
Nesta modalidade, o único meio de pagamento que estará disponível será o de contraentrega e a encomenda submetida fica em estado “pendente”. Após validação e se aceite, segue o fluxo de uma encomenda habitual.
Pode acompanhar o processo e consultar o estado da sua encomenda no menu lateral “As minhas encomendas”.
Onde consulto os meus pontos na App Spelta?
O cliente pode conhecer o saldo acumulado e detalhado dos seus pontos na App, através do Menu Lateral “Os Meus Pontos”. O saldo acumulado de pontos contempla todas as transações feitas dentro ou fora da App.
Quantos pontos obtenho em cada compra?
A Spelta tem a decorrer uma campanha de Fidelização para todos os clientes de embalado que permite ao cliente acumular automaticamente pontos na compra de recargas de gás (1 kg = 1 ponto) e rebater pontos acumulados na compra de 1 garrafa da mesma tipologia.
Como é que sei quando posso usufruir dos meus pontos?
Junto a cada morada de entrega e sempre que atingir o valor acumulado para usufruir da oferta, é ativada a oferta disponível; o cliente escolhe a oferta e é informado dos pontos que serão descontados na sua carteira de pontos; o rebatimento de pontos só pode ser efetuado na compra de uma garrafa da mesma tipologia.
Política de privacidade
Termos e condições